O profissional que lida com o tráfego pago e, portanto, gerencia campanhas de anúncios em sites como Facebook e Google Ads, pode ser chamado de Gestor de Tráfego ou Analista de mídia.
Esse profissional é responsável por planejar campanhas de anúncios, definir verbas, monitorar desempenho e realizar otimizações. É importante que o gestor de tráfego tenha um conhecimento amplo de marketing e jornada de compra, compreendendo, assim, o momento ideal para realizar o anúncio ideal.
A mente do gestor de tráfego também precisa ser voltada para testes. Campanhas de anúncios online quase nunca obtém sucesso de primeira, pelo contrário, exigem muita paciência e testes A/B.
Além disso, é claro, é muito importante que o gestor de tráfego tenha um profundo conhecimento de cada uma das plataformas de anúncio. A seguir, traremos um resumo dos principais resumo de cada uma delas:
As 3 Principais Plataformas De Tráfego Pago
Dominar as plataformas de tráfego pago é um desafio por conta das particularidades de cada uma delas. Por isso, traremos um breve resumo das principais plataformas para investimento em tráfego pago:
Facebook Ads
O Facebook Ads é a plataforma que possibilita veicular anúncios no próprio Facebook, bem como no Instagram e sites da internet.
É possível escolher em quais plataformas os anúncios serão exibidos ou, então, automatizar essa escolha. As plataformas disponíveis são:
- Facebook;
- Messenger;
- Instagram;
- Audience Network (em sites de terceiros).
Um dado importante diz respeito aos formatos de criativo. Os criativos são os recursos visuais de anúncios. Basicamente, o criativo é aquilo que o público vê. Os formatos disponíveis são:
- Imagem;
- Vídeo;
- Carrossel;
- Coleção.
Para mais detalhes, baixe o GUIA de Facebook Ads preenchendo o formulário abaixo:new RDStationForms(‘material-rico-facebook-ads-4001fefac2902ba9ca86’, ‘UA-107605769-1’).createForm();
Google Ads
O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google. A partir dela, é possível criar, gerenciar e otimizar anúncios pagos no Google, Youtube e sites parceiros. As modalidades de anúncio do Google são:
- Rede de Pesquisa;
- Rede Display;
- Youtube.
Com o Google Ads, os anúncios podem aparecer como resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Você pode, ainda, anunciar em sites de terceiros, por meio de banners.
LinkedIn Ads
A estrutura do LinkedIn Ads é muito semelhante ao do Facebook, apesar de ser mais caro. O investimento é maior por conta do alto nível de segmentação que é natural na plataforma.
Os leads tendem a ser mais qualificados, principalmente para negócios B2B (mais uma vez, graças a natureza do LinkedIn). Os formatos disponíveis são:
- Sponsored Content: aparece no feed do LinkedIn, semelhante aos posts patrocinados do Facebook;
- Text Ads: Parecido com os links patrocinados do Google Ads, esse formato aparece como links na plataforma;
- Sponsored InMail: Aqui, é possível enviar mensagens no inbox dos prospects.
O Primeiro Passo Para Ter Resultados Com Tráfego Pago
Neste post, você pôde ter uma base para iniciar sua jornada ou jornada da sua empresa com o tráfego pago. No entanto, o tráfego pago não deve ser o início do seu marketing, ele deve ser a consequência de um marketing estratégico e planejado.
Por isso, é muito importante que você tenha um conhecimento geral de marketing.
Renan Regonato
Site: www.renanregonato.com.br
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