O marketing digital mudou sob o que aconteceu com a pandemia…
As marcas deixadas serão percebidas por anos ao longo de novas estratégias que surgirão nos próximos anos.
As cicatrizes marcadas pela pandemia revolucionaram a maneira de fazer marketing Por isso, várias delas permanecerão, enquanto outras serão repaginadas conforme o mundo volta ao seu antigo normal.
Para os anos de 2022 a 2024, os traumas ainda serão sentidos, mas de que forma? Repondo para você nesse texto!
As 6 tendências do marketing digital para os próximos anos
Muita coisa mudou desde 2019! O último ano sem a pandemia tinha uma uma certa direção, com as redes sociais virando páginas de anúncios (Chato pra C$Rˆ%LHO), investimento em tráfego pago, conteúdo a mil e, claro, o contato mais próximo de empresa e potencial cliente.
Dois anos se passaram como vinte e a forma de fazer marketing digital transformou-se rapidamente da água para o vinho.
Marketing pago focado para smartphone
Os smartphones crescem exponencialmente e seu uso tem se intensificado para todas as esferas e atividades do dia a dia. Pedir comida? Pelo smartphone. Comprar um móvel? Pelo smartphone. Fazer supermercado? Pelo smartphone. Comprar um apartamento? Sim, acredite, pelo smartphone.
Assuntos direcionados através de tráfego pago nas redes sociais e nos mecanismos de busca facilitam as ações cotidianas por meio dos smartphones. Dessa maneira, cada vez mais valerá a pena investir em anúncios destinados a dispositivos móveis.
Marketing de conteúdo mais importante do que nunca
Se tem uma tendência em pleno crescimento é a de criação de conteúdo. Com novas redes surgindo e formatos se alternando, as portas se abrem cada vez mais para a criação de novidades.
Conteúdos rápidos e interativos e participação do público, tendem a crescer cada vez mais, em todas as mais diferentes esferas.
Audiovisual como conteúdo em alta
Em alta, dentro do conteúdo, há a presença forte do audiovisual, com maior destaque aos podcasts (Spotify vem forte esse ano) e vídeos curtos (como é o caso do TikTok).
A tendência da criação de conteúdo será muito mais direcionada para o consumo de áudios longos – que possam ser ouvidos em um segundo plano.
Foco em experiência de usuário
A experiência de usuário (UX) terá um imenso valor em todos os campos possíveis: seja o UX Design, em franca evolução, seja o UX Writing (Usar textos como ferramenta para criar uma boa experiência do usuário), que se consolidará nos próximos três anos.
Assim, a experiência do usuário reflete em como o potencial cliente se sente ao experimentar o produto; é uma maneira de aconselhar, resolver problemas, orientar e direcionar durante a jornada de compra.
O uso maior de chatbots e o IA
Os chatbots enriquecem a demanda, pois são excelentes opções para quando há uma imensidão de contatos. Com a aplicação do tráfego pago, muitos usuários chegarão até o produto sem a intenção de finalizar a compra.
Para evitar que esta maioria seja desperdiçada, o ideal é adotar a IA (inteligência artificial), que deixará a par de tudo, com um resumo completo, capaz de prospectar leads, mesmo que eles não tenham a intenção de finalizar as compras.
Compras dentro das redes sociais
Instagram e WhatsApp iniciaram um projeto que tende a ganhar corpo nos próximos anos: as compras dentro do app e as transações monetárias. Apesar de muitas pessoas ainda serem receosas, a ideia tende a evoluir nos próximos anos.
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